quinta-feira, 14 de julho de 2011

Halál e Haram

 

Salamalecum,

Hoje, sinto-me particularmente e arabicamente inspirada.

Vou começar, por cometer uma inconfidência,  contra mim mesma, e dizer-vos que houve momentos em que ponderei deixar de escrever. Inundei-me de argumentos credíveis, para justificar o abandono do blog, tais como o risco em escrever o que me passa pela cabeça; a exposição de muitos momentos das nossas vidas e do nosso quotidiano; mas o mais importante e pesado argumento, foi sem dúvida, o de não ter mais nada de interessante para partilhar com todos vós.

Perdoem-me todos os amigos, que tantas vezes me pedem para continuar a escrever, por ter tido estes pensamentos egoístas e preguiçosos. Pois, era mesmo só disso que se tratava.

Mas ontem, aconteceu algo caricato, fomos jantar com um português, que está de partida para  a Pátria amada, e com dois familiares deste, ora, conversa puxa conversa, acabamos por perceber, que uma das pessoas presentes, acompanhava o meu blog e que por sua vez, já o havia aconselhado a algumas amigas mais curiosas, o que me deixou bastante contente e me obrigou a pensar a fundo na questão.

Este episódio fez-me perceber, que este blog, mais do que um prazer é também uma obrigação, uma obrigação, para com os meus amigos e familiares, que mesmo longe têm aqui a oportunidade de fazer parte, desta jornada, mas também, com todos os desconhecidos, que por alguma razão, querem saber mais sobre este país,tão desconhecido e curioso.

É este o meu compromisso, e vou aceitá-lo, como se de uma espécie de missão se tratasse, a missão Argélia.

Desabafos à parte, e volvendo ao titulo do post, de hoje, vou falar-vos do abate de animais à muçulmana.

Como saberão, os muçulmanos não podem comer carne de porco ,”(…)A carne do porco é expressamente proibida e descrita como imunda e impura, pois o porco vive na imundicie, dela se alimentando, pelo que o Islam proíbe tudo o que seja sujo e não higiénico(…)”, e a sua comercialização é, por isso, também ela proibida, é haram, e apesar de poderem comer outras carnes, há alguns requisitos, que devem ser respeitados para que essas carnes possam ser halál, isto é, permitidas pelo islão, e é esta parte que vos vou contar:

- O animal deve ser da categoria Halál.

-O animal deve ser abatido, de preferência, por um Muçulmano.

-O nome de Allah deve ser pronunciado no momento do abate.

-O abate deve ser feito cortando o pescoço num certo ponto, abaixo da glote e a base do pescoço, de modo que o animal tenha morte rápida. O esófago deve ser cortado juntamente com a veia jugular e a artéria carótida. A corda espinal não deve ser cortada e nem a cabeça deve ser cortada completamente.

-A faca deve estar bem afiada, para permitir, que o animal sofra o menos possível, e o bicho deve ser tratado de forma adequada e com respeito.

Sim de facto dá trabalho, mesmo nos supermercados, quando vemos um rolo de fiambre, por exemplo, lá pode ler-se a palavra, haram, pois o animal, certamente, não foi morto, segundo os ditames religiosos.

Ontem fui indagada, sobre os ritos na morte, ora, após indagar, fonte fidedigna, a nova senhora da limpeza, posso assegurar, que os mortos são sepultados em posição horizontal, e virados para meca; estão completamente nus, e embrulhados num lençol, com um nó na cabeça e outro nos pés, apenas e só. Fica aqui a deixa para um novo post, logo que tenha, mais informação, sobre o assunto.

Com isto me despeço, espero ter saciado a vossa curiosidade, sobretudo a tua Bruno.

P-s- Agora que já volta a ser possível, deixar comentários no blog, convido todos os leitores a participarem com os vossos comentários, e caso tenham dúvidas ou curiosidade deixem-nas aqui, que eu tento esclarecer-vos, junto da minha fonte.

Até já…

2 comentários:

  1. De facto, a contrariedade muçulmana com o «haluf» é paradoxal com o sucesso de vendas dos bocadillos de jamón serrano mal entras num avião entre Argel e Espanha... a hipocrisia existe em toda a parte... ando algo desconfiada dessa tua fonte fidedigna (a senhora da limpeza), que possivelmente te deixará uma série de migalhas pela casa no próximo mês... quanto aos abates halal, falaremos melhor logo que tenhas a experiência dos «rios de sangue» do Aid... e não pares de escrever, senão fico sem concorrência nos blogs argelinos... :P

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente, se houve algo que já percebi, é que aqui tudo parece muito pouco do que realmente é. Mas estou muito curiosa para ver de perto, como a coisa corre no próximo mês, e até que ponto é que se respeita o animal na Aid.
    Quanto à minha fonte credível, deve ler-se, credível, segundo os padrões daqui...

    Obrigada pelos comentários, assim escreves o teu blog e ainda enriqueces o meu, o know how é sempre bem vindo ;)

    ResponderEliminar