sexta-feira, 10 de junho de 2011

Hamam

Olá a todos,

Como hoje é dia de Portugal, tomei a liberdade de interromper o vosso feriado com mais um episódio argelino, mas preparem-se para o que aí vem, pois trata-se de uma experiência verdadeiramente local.

Graças à simpatia de uma amiga argelina, fui experimentar os Hamam, e agora perguntam vocês:

-O que são os Hamam?

E eu respondo :- Os Hamam, são os banhos públicos aqui da Argélia, podia florear as coisa e dizer que são Spas na sua forma mais rudimentar, mas não me atrevo a tanto, por isso passo a relatar a sequência dos eventos:

Primeiro, entramos para uma sala ampla, onde nos pediram para nos despirmos, e foi aqui que começaram os meus pseudo problemas, digo pseudos, pois, não sabia o que iria encontrar, neste recanto, de um pais com tantos preconceitos com o corpo, com a sexualidade e sobretudo com a nudez, mas ao passar para a sala do lado percebi, de imediato, que devia deixar os meus medos juntamente com a minha roupa ,ou seja, na primeira sala.

O segundo salão era muito quente, com um ambiente se sauna e duas pedras mármore, onde nos podíamos deitar a receber o calor, que emanavam, mas não experimentei.
Neste salão tínhamos várias pias, duas torneiras e duas taças, onde tomamos banho à moda antiga.

Depois passamos à esfoliação de todo o corpo, mas atenção, que eu não fazia a mínima ideia que esfoliar, implicava tanta força, a senhora esfregou-me até à medula, devo ter perdido um quilo de pele morta, mas como perder quilos é sempre bom, apesar de algum desconforto, não tenho muito mais a objectar.

Acabada a fase da esfrega, passamos para a massagem com óleos e essências próprios para o efeito, e já está, podemos voltar à primeira sala, vestir as nossas roupas, pagar quase dois euros e ir embora, está o banho tomado:

Questões Frequentes:

1.As mulheres estão nuas?
Sim, as mulheres estão todas nuas, ou de cuecas, de todos os tipos, espécies e feitios.

2. Os banhos são mistos?
Não. No sitio onde estive os banhos destinados a mulheres duram até às 16:00 e às 17:00 abre para os homens.

3. Nos banhos masculinos, há mulheres a esfregar homens?
Não meus senhores, nos banhos masculinos só podem entrar homens, assim como, nos femininos só podem entrar mulheres.

4. As senhoras usam cuecas sexys?
Há de tudo, grandes pequenas, ousadas menos ousadas e até o chamado cuecão da avó…

5. O local era limpo?
Prefiro não pensar muito nisso.

6. Não apanhas-te micoses?
Estive sempre de havaianas, até ver, está tudo bem.

Espero ter saciado a vossa curiosidade, tal como exterminei a minha, no que me toca, vou tentar fazer a volta dos banhos, pois achei bastante curioso e faz bem à pele, por isso vou continuar a experimentar locais novos e vou dando novidades…

Até já…

Sem comentários:

Enviar um comentário