terça-feira, 30 de agosto de 2011

Aid al-Fitr

 

Boa Tarde minha gente,

Neste momento, muitos de vós devem estar curiosos, com o título desta minha nova mensagem, e por isso, permito-me desde já, saciar a vossa curiosidade.

Hoje celebra-se o primeiro dia do mês Shawwal (décimo mês do calendário islâmico). O Aid al-Fitr ou “festa da ruptura”, que marca o final do jejum, do Ramadão.

A declaração do final do Ramadão, foi comunicada ontem, por volta das 21h00, e estava dependente da observação do crescente lunar. O que fez com que ontem, à noite, estivéssemos todos à espera do comunicado, feito pelos representantes do Ministério dos assuntos religiosos. Sim, é estranho, mas aqui existe.

A verdade é que até ao comunicado, ninguém sabia se os feriados seriam Terça e Quarta, ou Quarta e Quinta, isto tudo porque estes senhores são descrentes nas novas tecnologias, e é sempre melhor ver a lua com os próprios olhos, na hora, in loco; que recorrer a telescópios, mesmo que isso boicote os planos de quem precisa de saber as datas dos feriados.

No que me toca, posso garantir-lhes, que o Ramadão, podia continuar ad eternum, pois o meu ganho com os feriados é ficar cinco dias sem a minha companheira, a Senhora da Limpeza. Isto, porque o meu príncipe é um bígamo, que está casado comigo e com a empresa, logo, vai trabalhar.

Eu sei que podia ficar triste, mas isso não vai acontecer, porque faltam 8 dias para ir para Portugal, por isso vale a pena o sacrifício.

Voltando ao Aid, do pouco que sei, esta é a hora de tirar a barriguinha de misérias, as mulheres fazem muitos bolos e outra comidinha boa (na opinião deles),e a as crianças recebem roupas novas e brinquedos. Faz lembrar um pouco o nosso Natal.

Ao que parece, o melhor local para celebrar o Aid é na Argélia, só assim se justifica a vinda da família do khadafi, por estas bandas, pelo menos, espero que este seja o único motivo da vinda.

Quanto a nós, temos conseguido manter-nos optimistas, e o Ramadão chegou ao fim, sem nos ter causado grande transtorno.

Na Sexta-feira, demos um jantar cá em casa, com Portugueses e uma Alemã, e foi muito giro. Claro que não foram só rosas, eu tinha de fazer das minhas, por isso, achei que a sobremesa deveria ser Petit Gâteau. Como é do conhecimento geral, estes bolos devem ser consistentes por fora, mas o chocolate interior deve estar fondant. No caso, estavam altamente fondant, é caso para dizer, fundiram-se completamente. Mas sem stress, eu penso em tudo, e como sabia que havia possibilidade da coisa não correr, pelo melhor, fiz uma sobremesa alternativa, que estoicamente salvou a causa.

Assim, de barriguinha cheia, houve cantoria, dança e boa disposição, noite dentro.

É isto que nos vai compensando, e nos faz abstrair do lugar onde vivemos…

P.S- No Domingo, apedrejaram uma miúda numa das ruas mais movimentadas de Argel, por esta estar a passear em calções. Como podem ver animação é coisa que não nos falta…

Sem comentários:

Enviar um comentário